Esposende promove cultura de segurança nas praias
A Câmara Municipal de Esposende, em articulação com a Estação Salva-Vidas do Instituto de Socorros a Náufragos e a Delegação Marítima de Esposende, levou a efeito sessões de “Cultura de Segurança” nas praias do concelho, no âmbito das atividades de Bandeira Azul.
O objetivo destas ações foi alertar os utilizadores das praias para a necessidade de se promoverem comportamentos de segurança. A praia de Apúlia acolheu a primeira sessão de sensibilização.
Demonstrações de um salvamento, operacionalizando e transmitindo as técnicas e os princípios a adotar em caso de afogamento quando a vida humana se encontra em perigo, são algumas das ações da iniciativa.
Ofir e Suave Mar também receberam a iniciativa.
A Câmara de Esposende recomenda, em nota de imprensa,”que sejam frequentadas preferencialmente as praias vigiadas e que sejam respeitadas as bandeiras e as instruções dos Nadadores-Salvadores”.
“A entrada na água deverá ser efetuada lentamente, porque a água está fria, e deverá ser respeitado o intervalo para fazer a digestão, ou seja, cerca de três horas após a ingestão de alimentos, devendo nadar-se paralelamente à costa e nunca contra a corrente. Não deverão ser esquecidos os cuidados com a exposição ao sol e deve deixar-se sempre a praia limpa”, recomenda o município.
Esposende 24/07/2016